Logo Patosja

Polícia Civil detalha investigação de abusos em escola municipal de Patos de Minas 

Cinco crianças estão diretamente envolvidas e as mães já prestaram depoimento

Por: Redação PatosJá

Fonte: Polícia Civil - Lorena Teixeira

Publicado em: 16:55 25-08-2025

Compartilhar:

Cinco crianças estão diretamente envolvidas e as mães já prestaram depoimento

Mães e pais da Escola Municipal Professor Aristides Memória (CAIC), em Patos de Minas, estão se mobilizando desde a última sexta-feira (22), diante de denúncias de supostos abusos sexuais praticados por um professor. A Polícia Civil detalhou a investigação. 

Segundo o chefe do 10º Departamento da Polícia Civil de Patos de Minas, Jean Pierre Batista Neves, cinco crianças estão diretamente envolvidas e as mães já prestaram depoimento. Os exames periciais foram realizados e a escola está sendo acompanhada. 

“Temos que ter muita cautela, cada caso será investigado dentro da sua individualidade”, disse Jean. 

Flagrante

A Polícia Civil também esclareceu que nenhuma das crianças soube informar a data exata em que os supostos abusos sexuais ocorreram. Diante disso, não foi possível caracterizar uma prisão flagrante e o investigado segue solto, conforme a delegada Tatiana Paiva. 

“Há uma desconfiança de três meses para cá, algumas de um mês para cá, outras de 20 dias para cá. Então, como eu levo um indivíduo para uma delegacia de plantão e ratifico uma prisão em flagrante sem saber a data provável desses fatos?”, afirmou a delegada. 

A investigação segue com rigor e sigilo. Algumas informações que circulam nas redes sociais sobre um número maior de vítimas não correspondem à realidade. Devido a isso, as autoridades reforçaram que todo o trabalho está sendo conduzido dentro da legalidade.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas informou que adotou medidas imediatas para garantir a segurança dos alunos e as atividades escolares. Além disso, divulgou que a Secretaria Municipal de Educação assumirá a gestão da escola. Confira a nota na íntegra.

Nota Prefeitura Patos de Minas

“A Prefeitura informa que, desde que tomou conhecimento das denúncias envolvendo um servidor da escola Municipal Professor Aristides Memória (Caic), todas as providências que cabem à prefeitura vêm sendo tomadas.

A partir desta segunda-feira (25/5), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) assumirá diretamente a gestão do Caic.

Para garantir a proteção e integridade das crianças, bem como a confiança da comunidade escolar, estão sendo implementadas as seguintes ações:

- Afastamento do servidor denunciado e adoção das medidas administrativas cabíveis, assegurando o devido processo legal;
- Reforço na vigilância (TBI) durante a entrada e saída dos alunos;
- Apoio da Polícia Militar, com viaturas durante o funcionamento da unidade escolar;
- Presença de duas inspetoras de educação da Semed no atendimento à unidade/
- Triagem psicológica de estudantes e servidores realizada por equipes das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Social e Administração (Gesat);
- Atendimento psicológico especializado às famílias em articulação com as mesmas secretarias.

Vale informar ainda que o município já tinha em andamento e está dando sequência ao processo licitatório para aquisição e instalação de circuito de câmeras de vigilância nas escolas que ainda não contam com esse equipamento.

Os canais da Ouvidoria Municipal estão disponíveis para receber denúncias, dúvidas ou sugestões pelo telefone (34) 3818-1400 ou 3822-9115”.
Leia também